Notícia

Empresária de União da Vitória representa Cacesul no Prêmio Faciap Mulher Empreendedora

quarta, 17 de abril de 2019
Premiação objetiva homenagear as histórias de mulheres que são exemplos para o associativismo

Empresária de União da Vitória representa Cacesul no Prêmio Faciap Mulher Empreendedora

Premiação objetiva homenagear as histórias de mulheres que são exemplos para o associativismo

Doze finalistas representando as Coordenadorias do Sistema Faciap participam em maio em Curitiba do Prêmio Faciap Mulher Empreendedora. A iniciativa busca identificar, disseminar e homenagear as histórias de mulheres que são exemplos para o associativismo paranaense.

Quem representa a Coordenadoria das Associações Comercias e Empresariais do Centro-Sul do Paraná (Cacesul), é Elizabete Capeleti. Ela faz parte da terceira geração de uma família tradicional gaúcha produtora de mate no Rio Grande do Sul e também do Paraná.  Criada em meio aos ervais no norte do Rio Grande do Sul, com pais e avós italianos, que não mediram esforços para iniciar uma nova empresa, em um novo mercado, em outro Estado, numa cidade distante, chamada União da Vitória, no extremo sul do Paraná.

Aos 17 anos ela optou pelo curso de Administração de Empresas, incentivada pelos meus pais e porque já visualizava um futuro no comando da empresa da família, a Capimar Industrial Ltda.

Aos 23 anos, finalizou o curso de administração. “Então iniciei um novo curso superior, desta vez em Nutrição, pois entendia claramente a necessidade de um profissional qualificado dentro deste setor, onde já enxergava um grande potencial de crescimento”.

Assumiu a área financeira nesse período da empresa, e aos 28 anos formou-se como Nutricionista, assumindo também a área técnica da Capimar.

“Aos 33 anos, desejei empreender no varejo, e inaugurei uma loja de lingeries e sex shop, chamada Fatale, sendo a pioneira na cidade. Em fevereiro de 2017, já com a loja estabilizada, surgiu a oportunidade de comprar uma outra loja no ramo de confecções em um ponto mais conceituado no centro da cidade de União da Vitória, onde unifiquei as duas lojas”.

Ainda em 2017, em busca de novos desafios e o desejo de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em sua formação como nutricionista, surgiu a ideia de montar uma nova loja especializada em alimentação saudável.

“Assim nasceu o Bistrô Santé Alimentos Especiais. Loja também pioneira na cidade de União da Vitória, em alimentos prontos para consumo, sem glúten, sem lactose, sem sal e açúcar refinados, sem conservantes, mas com muito sabor”.

Em sua trajetória, Elizabete sempre esteve envolvida com o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial de União da Vitória – ACEUV, onde hoje é a atual presidente.

“Ainda faço parte como membro da Liderança do Território Iguaçu, promovido pelo SEBRAE PR, e sou secretária do Lions Clube Caminho das Águas, de Porto União, Santa Catarina.

Hoje, meu maior desafio e empenho, é estar focada na busca de novas ideias e soluções para o setor do mate. Por isso, decidi apoiar um novo projeto que nos foi apresentado em 2016, chamado TAPIXI, que me inspirou em muitas das ideias e conceitos que eu já vinha buscando, mas ainda faltava alguém que ajudasse a construir e realizar todos esses sonhos”

O TAPIXI, é um projeto criado pelo ‘Rabbit’, premiado mixologista brasileiro, considerado um dos 10 Melhores do Mundo, segundo a International Bartenders Association - IBA, e tem como objetivo valorizar a relação dos povos nativos originários do Brasil com a KA’A nativa, a “Árvore Sagrada” dos GUARANI, usada para preparar uma bebida de grandes virtudes, dando visibilidade ao apagamento histórico dessa cultura enquanto originário do povo GUARANI, criar novas experiências e reposicionar a KA’A nativa no cenário gastronômico através da Mixologia.

Mais do que um projeto, TAPIXI é um movimento, um conceito, que busca valorizar não só a matéria-prima KA’A nativa, mas todos os produtos, consumidores e entusiastas desta planta nativa do Brasil.

PRÊMIO FACIAP MULHER EMPREENDEDORA

Através de histórias inspiradoras, de empreendedoras que transformaram seu sonho em realidade, o prêmio “Faciap Mulher Empreendedora” visa fomentar o empoderamento feminino e destacar a forte representatividade de mulheres em cargos de direção, selecionando e premiando o melhor relato de uma mulher de negócios, com destaque para sua trajetória e ascensão profissional da candidata.

O prêmio foi destinado para mulheres empreendedoras, com mais de 18 anos, associadas a uma entidade pertencente ao sistema da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná - FACIAP. Ao todo, 12 finalistas, sendo uma por coordenadoria.

 

Fonte: